XX Festival Eleazar de Carvalho

Programação do Festival

De 08 a 22 de julho 2018 – Fortaleza/CE

Direção artística Sônia Muniz de Carvalho

Artistas e professores

Direção Artística

  Sônia Muniz
  de Carvalho
  (MMAD) Brasil
  [currículo]

  

   

Regência Orquestral

  Rodrigo Vitta
  (MM) Brasil
  [currículo]

  

  Sergei Eleazar
  de Carvalho
  (Prof.) Brasil
  [currículo]

  

  Rafael Luz
  (DMA) Brasil/Canadá
  [currículo]

  

Regência Coral

  Emilio de César
  (MM) Brasil
  [currículo]

  

Violinos

  Elina Suris
  (profa) Moldávia/Brasil
  [currículo]

  

  Mariela Micheletti
  (Profa.) Brasil
  [currículo]

  

  Ariel Sanches
  (Prof.) Brasil

  [currículo]

  

Viola

  Éderson Fernandes
  (Prof.) Brasil
  [currículo]

  

   

Violoncelo

  Leonardo Semensatto
  (MM) (Prof.) Brasil
  [currículo]

  

  Dora Utermohl de Queiroz
  (Profa.) Brasil
  [currículo]

  

 

Contrabaixo

  Sergio Oliveira
  (Prof.) Brasil
  [currículo]

  

   

Flauta

  Alexandre Sousa
  (Prof.) Brasil
  [currículo]

  

  Michel de Paula
  (DM) Suiça/Brasil
  [currículo]

  

 

Oboé

  Gilson Barbosa
  (Prof.) Brasil
  [currículo]

  

   

Clarinete

  Daniel Rosas
  (Prof.) Brasil
  [currículo]

  

   

Fagote

A confirmar

  

   

Trompa

  Robson Lima
  (Prof.) Brasil
  [currículo]

  

   

Trombone

  Reginaldo Thimoteo
  (MM) Brasil
  [currículo]

  

   

Trompete

  Derick Heliston
  (Prof.) Brasil
  [currículo]

  

Percussão

  Jonatas Silva
  (Prof.) Brasil
  [currículo]

  

   

Piano

  Paul Rutman
  (DMA) – EUA
  [currículo]

  

   

Canto e Técnica Vocal

  Marcelo Okay
  (MM) – Brasil/ Áustria
  [currículo]

  

   

Pianista da Classe de Coral

  Leila Carvalho
  (Profa) – Brasil
  [currículo]

  

   

Violão Clássico

  João Luiz Rezende
  (DMA) – EUA/Brasil
  [currículo]

  

   

  

Currículo de todos os artistas participantes

  

BARBOSA, Gilson

Iniciou seus estudos musicais em Brasília, transferindo-se posteriormente para São Paulo, onde estudou oboé sob orientação do prof. Salvador Masano. Participou paralelamente de diversos festivais de música com os professores Manfred Clement e Ingo Goritzki (Alemanha), e Henry Schumann e Harold Emert (USA). Atuou em importantes orquestras como Sinfônica de Campinas, Minas Gerais, Municipal de São Paulo e Experimental de Repertório, como solista de oboé e corne inglês. Se apresentou sob a regência de nomes como Benito Juarez, Isaac Karabtchevsky, Gerard Devos e John Neschling, entre outros. Lecionou oboé no Conservatório do Brooklyn Paulista e na Universidade Livre de Música Tom Jobim, e atualmente é professor no Conservatório de Tatuí e na Banda Escola de Cubatão. Dedica-se à música de câmara como atividade principal.

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CARVALHO, Leila

Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Goiás, sendo orientada por renomados professores. Realizou Cursos de Alta Interpretação pianística e Música de Câmara nos Cursos de Curitiba, Campos do Jordão, CIVEBRA e no Robert Schumann Institut, Düsseldorf – Alemanha. Lecionou na Escola de Música de Brasília como professora de piano e pianista acompanhadora de Corais, entre os quais o Madrigal de Brasília. Atuou como pianista cor repetidora no Brasil e na Alemanha em concertos o professor Yamamoto, Trombonista da Orquestra da Rádio de Stuttgart, além da temporada de ópera da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, sob a regência dos maestros Emílio De Cesar, Ivo Cruz, Levino de Alcântara. Como recitalista e acompanhou profissionais renomados como Natan Schwartzmann e Vanda Oiticica.

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CARVALHO, Sergei Eleazar de

Natural de São Paulo iniciou seus estudos aos quatro anos de idade com seu pai, o Maestro Eleazar de Carvalho. Dois anos mais tarde, iniciou seus estudos de violino com José Carlos Lima, Koiti Watanabe e Erich Lehninger. Aos 11 anos, transferiu-se para os Estados Unidos a fim de estudar com a professora Syoko Aki, da Yale University. Foi vencedor de vários concursos nos Estados Unidos e no Brasil. Convidado pela Orquestra “New York Debut”, fez sua estréia em Nova Iorque no ano de 1992. Participou dos Festivais de Campos do Jordão, Gramado, Paraíba, Londrina, Curitiba e Itu e no Canada. Trabalhou música de Câmara com grandes nomes do cenário internacional como Philip Setzer e Eugene Drucker ( Emmerson String Quartet), Sadao Harada (Tokyo String Quartet),. Nick Kitchen (Borromeo String Quartet), Ariana String Quartet, Penderecki String Quartet, Joseph Gingold, Janos Starker e Aldo Parisot. Apresentou-se como solista frente às orquestras: Sinfonica do Estado de São Paulo(OSESP), Sinfônica de Porto Alegre(OSPA), Sinfônica de Campinas, Filarmônica do Rio de Janeiro, Sinfônica do Estado de Goiás; sob as regências de: Eleazar de Carvalho, Diogo Pacheco, Benito Juarez, João Carlos Martins, Tulio Bellardi, Dante Anzolini, entre outros. Foi membro da OSESP, Orquestra Jazz Sinfônica de Estado de São Paulo, Filarmônica de São Bernardo do Campo, Bachiana Chamber Orchestra, Wallingford Symphony e New Britain Symphony. Graduou-se bacharel em violino pela Faculdade Mozarteum de São Paulo em 1998 sob a orientação de Cláudio Cruz e, recentemente, fez curso de pós-graduação na The Hartt School, da Universidade de Hartford (EUA) na classe do professor Anton Miller. Foi spalla da Bachiana Filarmônica SESI-SP e Regente Assistente de João Carlos Martins, na mesma instituição, entre 2009 e 2012. Em sua ainda recente carreira como regente, já esteve à frente das orquestras sinfônicas: da Universidade de São Paulo (OSUSP), de Porto Alegre (OSPA), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica de Piracicaba e Bachiana Filarmônica SESI-SP.É orientado, na parte de regência orquestral por, Christopher Zimmerman e Lanfranco Marcelletti, tendo participado em julho de 2010, do “Rose City Conducting Workshop” e, em agosto de 2011, do “aria italiana” Conducting Program em Mercatelo sul Metauro, Itália, à frente da Orquestra G. Rossini.
Recentemente, foi o Regente das Orquestras Acadêmicas: do 18 Festival de Artes de Itu em 2011, do 3o Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba em 2012.

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CÉSAR, Emilio de

Natural do Rio de Janeiro, formou-se em Regência, Composição e Canto pela Universidade de Brasília e no Robert Schumann Institut (Universidade de Colônia, Alemanha), com o professor Hans Kast, regente e diretor da ópera daquele Instituto, antigo assistente de Herbert von Karajan. Foi Regente Titular do Coral Evangélico de Brasília e Presidente da Associação Brasileira de Regentes de Coros – ABRC. Foi Professor de Regência Coral e Responsável pelo Departamento Coral dos Festivais Eleazar de Carvalho na cidade de Itu e em Fortaleza/CE. Foi o Regente Titular das Orquestras Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Sinfônica de Minas Gerais, Filarmônica de Goiás e Sinfônica de Brasília – FOSB. Tem regido várias orquestras no Brasil e no exterior, entre elas Philharmonische Gesellschaft Düsseldorf, na Alemanha; Orquestra de Córdoba, na Argentina; Sinfônica do Paraguai; Orquestra Sinfônica Nacional de Costa Rica e a Orquestra Sinfônica de Sheboygan e Manitowoc, no Estado do Wisconsin, nos Estados Unidos. Realizou várias primeiras audições mundiais de obras de compositores brasileiros. Classificou-se como compositor no XXV Concurso Internacional Gian Batista Viotti, em Vercelli, Itália Societá del Quarteto (1974) e 2º Colocado no Festival de Música Sacra de Brasília, com a música “Adoração”. Foi regente de vários corais excursionando com os mesmos pelo Brasil e exterior com os mesmos recebendo o 1º lugar no Concurso de Coros em Brasília e finalista do Concurso Internacional de Coros na França e 1º lugar no Concurso Nacional de Coros da FUNART. Com o Coral Brasília realizou várias excursões nacionais e internacionais, e no Concurso Nacional de Coros da Funarte, classificou-se em 1º lugar. Gravou o 2º CD do Madrigal de Brasília, e também o 1º CD do Coral Evangélico de Brasília. Possui o título de Cavaleiro do Grão-Mestre da Ordem do Mérito Brasília e o de Comendador do Grão-Mestre da Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília; o diploma da Ordem dos Músicos do Brasil, Conselho Regional do Distrito Federal pelos relevantes serviços prestados à Classe Musical; o Diploma de “Láurea Medalha do Mérito Carlos Gomes”, concedido pela Academia de Letras e Música do Brasil. É membro da Academia de Letras e Música do Brasil, na cadeira de nº 54, de Assis Republicano.

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FERNANDES, Éderson

Natural de Fortaleza, começou a tocar viola aos 11 anos de idade. Em 2005, ganhou o 1º lugar na 11ª edição do Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio. Participou dos principais festivais de música do Brasil, como o Festival Internacional Eleazar de Carvalho e Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Ao longo de sua formação, realizou masterclasses com importantes instrumentistas, como Atar Arad, Christine Springel, entre outros. Formou-se na Academia de Música da Osesp em 2008, sob orientação de Horácio Shaefer e Peter Pas. É membro titular do naipe de violas da Osesp desde 2009.

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HELISTON, Derick

Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Brasília. Foi premiado no Concurso Jovens Solistas Furnas e desde 2011 vem atuando como solista e professor no Festival Eleazar de Carvalho, atuou como músico convidado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro entre os anos de 2010 a 2013. É produtor cultural e formado em artes pela Faculdade Santa Terezinha.

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LIMA, Robson

Iniciou sua carreira ainda criança como autodidata. Aos 11 anos ingressou na banda de música da cidade de Maranguape-CE, onde hoje é maestro. Concluíu o curso de licenciatura plena em música pela Universidade Estadual do Ceará, Robson dedica-se a música de câmara e a música sinfônica. Vencedor do Concurso Jovens Solistas e Regentes 2009. Em 2010 foi recebeu bolsa de estudos do Conservatório de Música de Briançon-França, onde obteve o CERTÍFÍCAT D´ETUDES MUSÍCALES, com os títulos de L’unanimité avec les félicitations. Atuou como solista frente à Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e da Orquestra Sinfônica dos Alps do Sul – França e Orquestra de Câmara dos Alps – França, sob a direção de Jean-Christophe Keck. Integrou o grupo de Trompa Alpina Les Briançonneurs e o grupo de metais Alpbrass-França. Hoje é maestro da Big Band UNIFOR, trompista do quinteto Sopro Cearense e integrante do grupo Syntagma – Fortaleza- Ce

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LUZ, Rafael

Doutor pela Universidade de Toronto no Canadá, Mestre pela Aaron Copland School of Music em Nova Iorque, formou-se em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado em São Paulo. Com grande experiência tanto no repertório operístico como no repertório sinfônico. Maestro Luz mantem uma agenda ativa atuando como convidado em diversas orquestras do Canadá, Estados Unidos e Brasil. Atuou como Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Jericoacoara, regente assistente do Departamento de Ópera da Universidade de Toronto, Banff Centre for the Arts e da Orquestra Sinfônica de New Britain. Atualmente é Diretor Musical da North York Concert Orchestra no Canadá e pelo 8˚ ano integra o corpo docente do Festival Eleazar de Carvalho.

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MICHELETTI, Mariela Giovanini

Bacharel em violino pela Faculdade de Música Carlos Gomes, sob orientação de Elisa Fukuda e Pablo De Leon. Participou de curso de extensão musical na Ferenc Liszt Academy of Music (Hungria) com o professor Peter Somogyi e na Academia Nazionale di Santa Cecilia (Itália) com o professor Fabio Camarota. Integrou Camerata Fukuda, Orquestra Experimental de Repértório entre outras. Realizou aulas com Carla Ferraro no Conservatorio di Bologna (Itália). Atualmente é concertino da Orquestra de Ópera do Theatro São Pedro e professora convidada no Colégio britânico St. Paul.

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MUNIZ, Sonia

Uma das mais versáteis musicistas brasileiras, já se apresentou como recitalista, camerista e solista de orquestra, incluindo as orquestras nacionais da Polônia e Argentina a da Bayerische Rundfunck em Munique e L´Amoureux, na Salle Pleyel em Paris. Apresentou-se em diversos países da América Latina, Alemanha, Áustria, França, Suíça, Polônia, Canadá e Estados Unidos, não somente nas temporadas de concertos, mas também em festivais, incluindo o de “Outono de Varsóvia” e o de música contemporânea no Lincoln Center. A respeito de sua execução de “Aurora” (para piano e orquestra) de Almeida Prado, o crítico do New York Times Donal Henhan escreveu: “Sonia Muniz, a pianista para quem a obra foi escrita e dedicada, demonstrando uma amável delicada aparência, tocou, no entanto com uma poderosa sonoridade tal qual uma usina de eletricidade, principalmente no incandescente show de acordes no clímax final”. Apresentou-se com artistas famosos como Jacques Klein, Jorg Demus, Boris Berman, Arthur Moreira Lima, Arnaldo Estrella, Eric Friedman, Sydney Hath, Frank Morelli entre outros. Foi agraciada com a medalha Pero Vaz de Caminha e com Colar Anchieta na Câmara Municipal de São Paulo. Foi professora da Escola Municipal de São Paulo desde o ano de sua fundação e Diretora da mesma instituição. Formada pela Academia de Viena na classe de Dieter Weber e pela Universidade de Hartford Classe Paul Rutman, Sonia Muniz fez seus estudos no Brasil com Magda Tagliaferro e Guilherme Fontainha juntamente com seu marido, o saudoso Maestro Eleazar de Carvalho, criou e organizou os Festivais de Campos do Jordão, Gramado, João Pessoa e Itu. Após a morte de Eleazar, Sonia Muniz tornou-se a Diretora Artística do Festival, tornando assim possível manter os mesmos ideais do maestro. Em 1997 dirigiu a semana Guiomar Novaes em São João da Boa Vista tendo introduzido nesta semana o primeiro concurso de piano para jovens solistas, recebendo do Secretário da Cultura, Dr. Marcos Mendonça o diploma de “Parceiros da Cultura” por sua eficiente atuação no desenvolvimento de ações culturais. Teve parte ativa nas transmissões ao vivo pela Rádio Cultura FM das óperas do Metroplitan Ópera MET. Recentemente atuou como solista da Americam Simphony nos Estados Unidos, sob a regência de Leon Botstein. Desde 1999 dirige o Festival Internacional de Música Eleazar de Carvalho em Fortaleza Criou a primeira Escola de Música de Iguatú, cidade natal de Eleazar de Carvalho, tendo recebido da Câmara Municipal o título de Cidadã Iguatuense . Em maio de 2011, recebeu a comenda Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes

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OKAY, Marcelo

Natural de São Paulo, iniciou seus estudos de piano com Yolanda Barsotti. Ainda no Brasil estudou com Cláudio de Brito, concluiu seu bacharelado pela USP na classe de Gilberto Tinetti e antes de sua ida a Europa estudou com Sonia Muniz que o ajudou a ingressar na Academia de Música de Viena, ocasião em que foi solista da OSESP e Sinfônica de Porto Alegre. Seu diploma em Lid und Oratorium e Mestrado em canto foi realizado no Conservatório de Viena. Seus professores de canto foram Hannelore Feigl, Hilda de Groote, Daniela Egg e Sona Gahzarian. Atualmente é professor de Canto no FSK da Universidade Siegmund Freud em Viena. Desde 1999 é professor de Técnica Vocal no Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza. Como cantor foi solista frente a grandes orquestras. Integrou também o Conjunto de Música Antiga Consortium Margaritari. Entre suas apresentações em operetas destaque para Roland da “Die Landstreicher” de K.M. Zieher, Armando da “Maske in Blau” de F. Raymond, Paul da “Der Opernball” de R. Heuberger dentre outros.

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OLIVEIRA, Sergio de

Nascido em São Paulo, iniciou seus estudos de contrabaixo no Conservatório de Tatuí com o Prof. Nicolaus Schevtschenko. Em 1983 foi premiado com uma bolsa de estudos para ingressar na Karajan Stiftung (Academia da Filarmônica de Berlin). Participou de gravações com a Filarmônica de Berlin, destacando-se entre elas as Sinfonias número 4 e 7 de Beethoven sob a regência de Karajan, a Sinfonia número 3 de Lutoslawisky, sob regência do próprio autor e a Sinfonia em Ré Menor de César Frank, com Carlo Maria Giulini. Retornando ao Brasil foi solista de importantes orquestras brasileira, tais como Osesp, Osusp, Sinfônica do Paraná, e outras. Atuou como professor em diversos festivais de música pelo Brasil e do “Primeiro Festival Instrumenta Verano de Puebla” – México, ao lado de um renomado corpo docente internacional. Em dezembro de 2012, tocou na Philarmonie em Berlim como Primeiro contrabaixista convidado da Orquestra da Rádio de Berlim (DSO) e no concerto de comemoração dos 40 anos da Karajan Akademie, a oitava Sinfônia de Bruckner sob a regência de Simon Rattle. Atualmente exerce intensa atividade como solista e camerista atuando também como primeiro contrabaixista das seguintes Orquestras: Bachiana Filarmônica e Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Também atua como professor da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP).

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PAULA, Michel de

Mestre e Doutor com os votos máximos pela Escola Superior de Música de Lucerna, Suíça, iniciou seus estudos de flauta aos 9 anos de idade. Apresentou-se nas mais prestigiosas salas de concerto do mundo, como o “Carnegie Hall” de Nova Iorque, a “Tonhalle” de Zurique, o “KKL” de Lucerna, a “Markgräfliches Opernhaus” de Bayreuth entre outras. Participou como “artista convidado” do “21. Sir James Galway International Flute Masterclass” em Weggis (Suíça). A convite do Maestro John Neschling retornou ao Brasil para integrar a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Atualmente é professor de piccolo e coordenador de sopros e percussão no Instituto Baccarelli, além de empresário e Maestro na Music4EventsBrasil (Coral e Orquestra) www.music4eventsbrasil.com

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QUEIROZ, Dora Utermohl de

Mestre em música e bacharel em violoncelo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a orientação do Prof. Dr. Fabio Presgrave. Em 2013 ganhou bolsa de estudos do Santander Universidades para intercâmbio na Universidade do Minho em Portugal. Em 2014 ganhou bolsa de estudos da APICE- Associação Amigos do Piano do Ceará e Assocition Cello au Sommet para participar do Festival Violoncelles en Folie em Briançon- FR. Ministrou máster classes e atuou como professora no II Violoncelos em Folia, Festival Eurochestries 2015 e XX Semana da Música da UECE. Professora de violoncelo e práticas instrumentais coletivas do curso de Música da Universidade Federal do Ceará, onde colabora com o programa de extensão Prática Instrumental Sinfônica, integrando a Orquestra Sinfônica da UFC e coordenando os projetos: Grupo de Violoncelos da UFC e Oficinas de Violoncelo.

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REZENDE, João Luiz

Violonista, arranjador e compositor, João Luiz começou tocando música brasileira na infância e pouco depois começou seus estudos de violão com Henrique Pinto.
Enquanto aluno de Henrique Pinto, João Luiz gravou dois Cds como membro do Violão-Câmara-Trio. Integrante do Brasil Guitar Duo ao lado do violonista Douglas Lora, duo que venceu o prestigiado Concert Artists Guild em Nova Iorque com gravações aclamadas pela critica especializada. Por cinco anos João integrou o quarteto de violões Quaternaglia com quem gravou dois Cds e um DVD. Como solista e professor, Joao aparece como membro dos Festivais Eleazar de Carvalho no Brasil, Faculdade Santa Marcelina, Mannes College em Nova Iorque e recentemente como jurado no Heinsberg Festival and Competition na Alemanha. Cursando o mestrado na Mannes College de Nova Iorque, teve como professores Michael Newman e Frederic Hand. Seus arranjos têm sido gravados e executados por Marina Piccinini, Fabio Zanon, Paulo Martelli, Marco Pereira, Na Ozzetti, Paquito D’Rivera, Parker String Quartet, duo Siqueira-Lima e duo Newman & Oltman. Estreou no Festival de Aspen em 2010 como membro do Brasil Guitar Duo em um programa apresentando seus arranjos para obras de J.S.Bach, Villa-Lobos, Milhaud e Piazzolla. Se apresenta regularmente em Festivais como New York River to River Festival, The Gran Teton Music Festival, Chautauqua Institution, Bermuda Guitar Festival, entre outros. Apresentou-se também no Carnegie Hall, Weil Recital Hall, Mannes Guitar Seminar, Symphony Space, New York Guitar Society. Foi solista com as orquestras americanas Dallas Symphony, Houston Symphony, Lancaster Symphony, Philarmonic of Americas (NY) e com a OSESP.

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ROSAS, Daniel

O paulistano Daniel Rosas é membro da OSESP desde 2005 e iniciou seus estudos musicais aos 10 anos de idade com Otávio Manzini. Estudou também com Luis Afonso Montanha, Edmilson Nery, Sérgio Burgani e Jonathan Cohler. Participou de festivais como o de Inverno de Campos do Jordão, de Verão da Escola de Música de Brasília, de Artes de Itu e o International Clarinet Conection, em Boston (EUA). É bacharel em música pela Unesp, ex-bolsista da Fundação Vitae e acumula diversas primeiras colocações em concursos como o 6º Prêmio Weril para solistas de instrumentos de sopro (SP), 1º Concurso Jovens Clarinetistas Brasileiros (RJ), 16º Concurso Jovens Instrumentistas Brasil (Piracicaba, SP) e, recentemente, foi o 1º colocado no Harold Wright Merit Award 2009, competição internacional organizada pela Boston Woodwind Society. Apresentou-se como solista a frente às principais orquestras brasileiras.

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RUTMAN, Paul

Paul Rutman apresentou-se nas salas de concerto mais importantes do meio artístico tais como Carnigie Hall, Orchestra Hall em Chicago,Los Angeles Ambassador Auditorium. The Great Hall em Moscou, Theatre des Champs Elysées em Paris, Palais dês Beaux Arts em Bruxelas, Concert Gebauw na Holanda. Se apresentou como solistas frente à importantes orquestras, entre elas: Orquestra de Moscou, St Petersburg, Amsterdan ,Paris O.R.T.F., Filarmônica de Bruxelas sob a regência de Nikolaievich Rajdestvensky ,Mariss Janssons, Lorin Maazel, Eugen Ormandy, Evgeny Svetlanov, Eleazar de Carvalho, Theodor Gushelbauer entre outros. Rutman é premiado no importante Concurso Tchaikovsky em Moscou e no Concurso Margherite Long em Paris. Após seu recital no Carnegie Hall a crítica especializada escreveu: “Rutman é um pianista recriador excepcional cuja artisticidade é comparável com Wladmir Horowitz”. Como bolsista Fullbright estudou dois anos em Paris e ao retornar aos Estados Unidos, doutorou-se em piano pela Juilliard Schooll, sendo o primeiro doutoramento no instrumento conferido por esta prestigiada Escola. Rutman é professor de piano na Hartt Scholl of Music na Universidade de Hartford.

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SANCHES, Ariel

Nascido em uma família de músicos, recebeu suas primeiras aulas de música com seu pai Ismael Sanches e seu tio Seir Piage e Elisa Fukuda. Foi um dos mais jovens violinistas brasileiros a se tornar Spalla em uma orquestra profissional. Premiado em importantes concursos como Nacional de Cordas em Juiz de Fora; Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório e Pré-Estreia da TV Cultura de São Paulo. Atuou como solista de diversas orquestras brasileiras. Integra o Trio Atlântica, com o qual tem se apresentado em importantes salas do Brasil. Na área pedagógica, atuou como professor no Festival Eleazar de Carvalho nas cidades de Itu (SP) e Fortaleza (CE). Atualmente estuda no Conservatório Maastricht (Holanda), na classe de Boris Belkin.

“Que Notável violinista é seu jovem Spalla, Ariel Sanches, 23 anos, sonoridade de mel, precisão, agilidade. Tem tudo o que é necessário para um excelente Mahler 4’’
(Jorge Coli- Revista Concerto dezembro 2014)

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SEMMENSATTO, Leonardo

Iniciou seus estudos de violoncelo aos 11 anos de idade. Em seguida, entrou na Escola de Música Anthenor Navarro, onde estudou com os professores Kalim Campos, Yanaína Campos e atualmente com Francieudo Torres. Aos 14 anos entrou para a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e ainda participou como violoncelista convidado da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e da Orquestra Sinfônica da Paraíba, oportunidade em que chefiou o naipe de violoncelos. Participou de importantes Festival como Festival de Música de Santa Catarina, Movimento Internacional de Música de Uberlândia e Festival Internacional de Música de Campina Grande. Atualmente faz o curso de bacharelado em música na Universidade Federal da Paraíba, onde estuda violoncelo com o professor Felipe Aquino, é membro do Quinteto Uirapuru, do Quarteto de Cordas Eli-Eri. e concertino do naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa.

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SILVA, JONATAS

Músico cubatense que desde muito cedo se dedicou ao estudo da percussão e bateria, formado pela Escola de música do Estado de São Paulo em percussão erudita na classe de Ricardo Bologna, participou também na classe de percussão popular sob orientação de Alexandre Biondi e estudou bateria com Edu Ribeiro e José Carlos da Silva. Atua na Banda Sinfônica de Cubatão na função de chefe de naipe. Como músico popular participou de diversos trabalhos com bandas e cantores. Atuou como músico convidado em importantes orquestras como Sinfônica de Santos, Sinfônica de Santo André, Teatro Municipal de São Paulo. Nos últimos 4 anos foi também percussionista e baterista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Como solista, fez a primeira audição brasileira da peça QUINTESSÊNCIA II escrita para 1 percussionista quinteto de metais e Banda sinfônica.

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SOUSA, Alexandre

Alexandre Sousa iniciou seus estudos musicais aos 11 anos. Bachael em flauta pela Universidade estadual do Ceará. Durante o percurso acadêmico foi para França estudar com Allain Daboncourt, em Briançon. Em continuidade aos seus estudos na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines e no Conservatoire de Versailles, na classe de Christel Rayneau em flauta moderna e na classe de François Lazarevitch, traverso barroco. Participou da Orchestre de Flûtes Traversières sob a direção de Pierre Yves-Artaud, se apresentando na França, Itália e Alemanha. Teve master classes com, Pierre Yves-Artaud, Jean-Marc Boissiére, Christel Rayneau, Adeline Stervinou, Livia Lanfranchi, Thiago Sousa, Sergio Barrenechea e Andreia Ernest Dias. Alcançou 1ª lugar no concurso Troféu Jovens Solistas Mansueto Barbosa, contemplado com uma bolsa de estudos pelo projeto Briançon tempo de Brasil e uma bolsa para o Festival Orford Musique no Canadá.

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SURIS, Elina

Nascida na Moldávia começou a estudar violino aos sete anos. Aos dez, deu seu primeiro concerto com a Filarmônica Nacional da Moldávia. Aos 15, recebeu o 1º Prêmio no Concurso Nacional da Moldávia. Estudou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou na classe de E. A. Tchugayeva. Foi spalla da Sinfônica dos Estudantes do Conservatório, primeiro violino do Quarteto da Rádio e TV Moldava, spalla da Filarmônica Nacional da Moldávia e da Sinfônica de Ribeirão Preto. Apresentou-se em países como França, Alemanha e Suíça. Em 1993, foi convidada a lecionar na Academia de Música da Moldávia. Como solista, apresenta os concertos de Beethoven, Brahms, Tchaikovsky e Bach, entre outros. Ingressou na Osesp em 2003 no naipe de violinos.

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THIMOTEO, Reginaldo

Mestre em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduado pela Faculdade Mozarteum de São Paulo sob a orientação do professor Gilberto Gianelli. Na área pedagógica atua como professor de Low Brass e Prática de Banda no Programa Guri Santa Marcelina e no Festival Eleazar de Carvalho. Em sua formação acadêmica, especializou-se nos principais Festivais de música do país como Festival de Inverno de Campos do Jordão, Femusc, Oficina de Musica de Curitiba e internacionais como Trombonanza – ARG e Latzch Trombone Festival – GER, sendo orientado por renomados mestres. Atua como primeiro trombone na Orquestra Municipal de Santos, Banda Sinfônica de Cubatão, Camerata Paulistana/Coral Paulistano Mario de Andrade e Quinteto Metal Arte.

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VITTA, Rodrigo

É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e bacharel em Composição pela FIAMFAAM. Vitta é maestro da Orquestra Metropolitana, da Camerata Acadêmica FIAMFAAM, pianista do quarteto Novas Tendências e professor de composição e regência da Universidade FIAMFAAM. Seus prêmios em composição foram no Concurso TINTA FRESCA em 2015, em 2005 no Concurso Nacional de Composição Claudio Santoro, em 2001 no Concurso Nacional de Composição para Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e em 2000 no Concurso Nacional de Composição, em Recife. No ano de 2010, em Monte Carlo, no Principado de Monaco, no Theatre des Varietés, sua música “CAJA” do álbum “Série de Frutas Brasileiras”, foi abertura do espetáculo de dança “Vibrations. Le Voix de La danse”, interpretado pelo Choeur e Orchestra de Chambre e Ballets de Monte-Carlo e em 2008, regeu o “III Festival Lírico” em Montevideo/URU no Teatro Solis com a Orquestra Filarmônica de Montevideo.

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