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FUNDAÇÃO ELEAZAR DE CARVALHO
De 09 a 23 de Julho de 2023 - Fortaleza/CE
Direção artística: Sônia Muniz de Carvalho
Professores
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BARROS, Max | Piano
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CARVALHO, Sergei Eleazar de | Assistente de Direção Artística
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CARVALHO, Sonia Muniz de | Direção Artística
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COUTO, André | Trompete
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GAUDÊNCIO, Jonatas | Clarinete
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GIANELLI, Gilberto | Trombone
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KARGIN, Yaroslav | Viola
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LENILSON, Paulo | Violinos
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LIMA, Robson | Trompa
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MORAES, Rodrigo | Prática Coral
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NOGUEIRA, Italo Rafael | Violoncelo
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OKAY, Marcelo | Canto e Técnica Vocal
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OLIVEIRA, Claudia | Percussão
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PAIXÃO, Diego | Violoncelo
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REZENDE, João Luiz | Violão Clássico
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RUTMAN, Paul | Piano
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SOUSA, Alexandre | Flauta
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VASCONCELOS, Francisco Daniel | Contrabaixo
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VITTA, Rodrigo | Regência Orquestral
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YIN, Liu Man | Violinos
Max Barros - Piano
BARROS, Max
Professor em Nova Iorque, onde mora desde 1984, Max Barros se apresenta com frequencia em diversas partes dos Estados Unidos como solista, recitalista e camerista. Barros já se apresentou nas mais importantes salas de Nova Iorque, incluindo o Alice Tully Hall no Lincoln Center, Kaufmann Hall, Merkin Hall e Weill Hall no Carnegie Hall. Há anos vem se dedicando a divulgação da música brasileira no exterior, apresentando várias premieres de compositores contemporâneos. Gravou os seis concertos para piano e
orquestra de Camargo Guarnieri com a Warsaw Philharmonic e o regente americano Thomas Conlin. premiado pela APCA como solista do ano de1985, Max Barros também detém o prêmio de “Distinguished Performer” no Concurso Internacional de Piano de Palm Beach, na Flórida. Desde 2001, é co-diretor artístico e pianista do Ensemble for the Romantic Century, um grupo de música de câmara que apresenta uma série anual de concertos teatrais em Nova Iorque.
Professor em Nova Iorque, onde mora desde 1984, Max Barros se apresenta com frequencia em diversas partes dos Estados Unidos como solista, recitalista e camerista. Barros já se apresentou nas mais importantes salas de Nova Iorque, incluindo o Alice Tully Hall no Lincoln Center, Kaufmann Hall, Merkin Hall e Weill Hall no Carnegie Hall. Há anos vem se dedicando a divulgação da música brasileira no exterior, apresentando várias premieres de compositores contemporâneos. Gravou os seis concertos para piano e
orquestra de Camargo Guarnieri com a Warsaw Philharmonic e o regente americano Thomas Conlin. premiado pela APCA como solista do ano de1985, Max Barros também detém o prêmio de “Distinguished Performer” no Concurso Internacional de Piano de Palm Beach, na Flórida. Desde 2001, é co-diretor artístico e pianista do Ensemble for the Romantic Century, um grupo de música de câmara que apresenta uma série anual de concertos teatrais em Nova Iorque.
Sonia Muniz de Carvalho - Direção Artística
CARVALHO, Sonia Muniz de
Uma das mais versáteis musicistas brasileiras, já se apresentou como recitalista, camerista e solista de orquestra, incluindo as orquestras nacionais da Polônia e Argentina a da Bayerische Rundfunck em Munique e L´Amoureux, na Salle Pleyel em Paris. Apresentou-se em diversos países da América Latina, Alemanha, Áustria, França, Suíça, Polônia, Canadá e Estados Unidos, não somente nas temporadas de concertos, mas também em festivais, incluindo o de “Outono de Varsóvia” e o de música contemporânea no Lincoln Center. A respeito de sua execução de “Aurora” (para piano e orquestra) de Almeida Prado, o crítico do New York Times Donal Henahan escreveu: “Sonia Muniz, a pianista para quem a obra foi escrita e dedicada, demonstrando uma amável delicada aparência, tocou, no entanto com uma poderosa sonoridade tal qual uma usina de eletricidade, principalmente no incandescente show de acordes no clímax final”. Apresentou-se com artistas famosos como Jacques Klein, Jorg Demus, Boris Berman, Arthur Moreira Lima, Arnaldo Estrella, Eric Friedman, Sydney Harth, Frank Morelli entre outros. Foi agraciada com a medalha Pero Vaz de Caminha e com Colar Anchieta na Câmara Municipal de São Paulo. Foi professora da Escola Municipal de São Paulo desde o ano de sua fundação e Diretora da mesma instituição. Formada pela Academia de Viena na classe de Dieter Weber e pela Universidade de Hartford Classe Paul Rutman, Sonia Muniz fez seus estudos no Brasil com Magda Tagliaferro e Guilherme Fontainha juntamente com seu marido, o saudoso Maestro Eleazar de Carvalho, criou e organizou os Festivais de Campos do Jordão, Gramado, João Pessoa e Itu. Após a morte de Eleazar, Sonia Muniz tornou-se a Diretora Artística do Festival, tornando assim possível manter os mesmos ideais do maestro. Em 1997 dirigiu a semana Guiomar Novaes em São João da Boa Vista tendo introduzido nesta semana o primeiro concurso de piano para jovens solistas, recebendo do Secretário da Cultura, Dr. Marcos Mendonça o diploma de “Parceiros da Cultura” por sua eficiente atuação no desenvolvimento de ações culturais. Teve parte ativa nas transmissões ao vivo pela Rádio Cultura FM das óperas do Metroplitan Ópera MET. Recentemente atuou como solista da Americam Simphony nos Estados Unidos, sob a regência de Leon Botstein. Desde 1999 dirige o Festival Internacional de Música Eleazar de Carvalho em Fortaleza Criou a primeira Escola de Música de Iguatu, cidade natal de Eleazar de Carvalho, tendo recebido da Câmara Municipal o título de Cidadã Iguatuense . Em maio de 2011, recebeu a comenda Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes.
Uma das mais versáteis musicistas brasileiras, já se apresentou como recitalista, camerista e solista de orquestra, incluindo as orquestras nacionais da Polônia e Argentina a da Bayerische Rundfunck em Munique e L´Amoureux, na Salle Pleyel em Paris. Apresentou-se em diversos países da América Latina, Alemanha, Áustria, França, Suíça, Polônia, Canadá e Estados Unidos, não somente nas temporadas de concertos, mas também em festivais, incluindo o de “Outono de Varsóvia” e o de música contemporânea no Lincoln Center. A respeito de sua execução de “Aurora” (para piano e orquestra) de Almeida Prado, o crítico do New York Times Donal Henahan escreveu: “Sonia Muniz, a pianista para quem a obra foi escrita e dedicada, demonstrando uma amável delicada aparência, tocou, no entanto com uma poderosa sonoridade tal qual uma usina de eletricidade, principalmente no incandescente show de acordes no clímax final”. Apresentou-se com artistas famosos como Jacques Klein, Jorg Demus, Boris Berman, Arthur Moreira Lima, Arnaldo Estrella, Eric Friedman, Sydney Harth, Frank Morelli entre outros. Foi agraciada com a medalha Pero Vaz de Caminha e com Colar Anchieta na Câmara Municipal de São Paulo. Foi professora da Escola Municipal de São Paulo desde o ano de sua fundação e Diretora da mesma instituição. Formada pela Academia de Viena na classe de Dieter Weber e pela Universidade de Hartford Classe Paul Rutman, Sonia Muniz fez seus estudos no Brasil com Magda Tagliaferro e Guilherme Fontainha juntamente com seu marido, o saudoso Maestro Eleazar de Carvalho, criou e organizou os Festivais de Campos do Jordão, Gramado, João Pessoa e Itu. Após a morte de Eleazar, Sonia Muniz tornou-se a Diretora Artística do Festival, tornando assim possível manter os mesmos ideais do maestro. Em 1997 dirigiu a semana Guiomar Novaes em São João da Boa Vista tendo introduzido nesta semana o primeiro concurso de piano para jovens solistas, recebendo do Secretário da Cultura, Dr. Marcos Mendonça o diploma de “Parceiros da Cultura” por sua eficiente atuação no desenvolvimento de ações culturais. Teve parte ativa nas transmissões ao vivo pela Rádio Cultura FM das óperas do Metroplitan Ópera MET. Recentemente atuou como solista da Americam Simphony nos Estados Unidos, sob a regência de Leon Botstein. Desde 1999 dirige o Festival Internacional de Música Eleazar de Carvalho em Fortaleza Criou a primeira Escola de Música de Iguatu, cidade natal de Eleazar de Carvalho, tendo recebido da Câmara Municipal o título de Cidadã Iguatuense . Em maio de 2011, recebeu a comenda Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes.
Sergei Eleazar de Carvalho - Assistente de Direção Artística
CARVALHO, Sergei Eleazar de
Natural de São Paulo iniciou seus estudos aos quatro anos de idade com seu pai, o Maestro Eleazar de Carvalho. Dois anos mais tarde, iniciou seus estudos de violino com José Carlos Lima, Koiti Watanabe e Erich Lehninger. Aos 11 anos, transferiu-se para os Estados Unidos a fim de estudar com a professora Syoko Aki, da Yale University. Bacharel em violino pela Faculdade Mozarteum de São Paulo sob a orientação de Cláudio Cruz e, pós-graduado pela The Hartt School, da Universidade de Hartford (EUA) na classe do professor Anton Miller. Foi vencedor de vários concursos nos Estados Unidos e no Brasil. Convidado pela Orquestra “New York Debut”, fez sua estreia em Nova Iorque no ano de 1992. Trabalhou música de Câmara com grandes nomes do cenário internacional como Philip Setzer e Eugene Drucker (Emmerson String Quartet), Sadao Harada (Tokyo String Quartet),. Nick Kitchen (Borromeo String Quartet), Ariana String Quartet, Penderecki String Quartet, Joseph Gingold, Janos Starker e Aldo Parisot. Apresentou-se como solista frente às principais orquestras brasileiras sob regência de: Eleazar de Carvalho, Diogo Pacheco, Benito Juarez, João Carlos Martins, Tulio Bellardi, Dante Anzolini, entre outros. Integrou nas Orquestras brasileiras entre elas OSESP, Jazz Sinfônica, Filarmônica de São Bernardo do Campo, Bachiana Chamber Orchestra e internacionais como Wallingford Symphony e New Britain Symphony. Foi spalla da Bachiana Filarmônica SESI-SP e regente Assistente de João Carlos Martins, na mesma instituição, entre 2009 e 2012. Em sua ainda recente carreira como regente, já esteve à frente das orquestras sinfônicas: da Universidade de São Paulo (OSUSP), de Porto Alegre (OSPA), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica de Piracicaba e Bachiana Filarmônica SESI-SP. É orientado, na parte de regência orquestral por, Christopher Zimmerman e Lanfranco Marcelletti, tendo participado em julho de 2010, do “Rose City Conducting Workshop” e, em agosto de 2011, do “aria italiana” Conducting Program em Mercatelo sul Metauro, Itália, à frente da Orquestra G. Rossini.
Natural de São Paulo iniciou seus estudos aos quatro anos de idade com seu pai, o Maestro Eleazar de Carvalho. Dois anos mais tarde, iniciou seus estudos de violino com José Carlos Lima, Koiti Watanabe e Erich Lehninger. Aos 11 anos, transferiu-se para os Estados Unidos a fim de estudar com a professora Syoko Aki, da Yale University. Bacharel em violino pela Faculdade Mozarteum de São Paulo sob a orientação de Cláudio Cruz e, pós-graduado pela The Hartt School, da Universidade de Hartford (EUA) na classe do professor Anton Miller. Foi vencedor de vários concursos nos Estados Unidos e no Brasil. Convidado pela Orquestra “New York Debut”, fez sua estreia em Nova Iorque no ano de 1992. Trabalhou música de Câmara com grandes nomes do cenário internacional como Philip Setzer e Eugene Drucker (Emmerson String Quartet), Sadao Harada (Tokyo String Quartet),. Nick Kitchen (Borromeo String Quartet), Ariana String Quartet, Penderecki String Quartet, Joseph Gingold, Janos Starker e Aldo Parisot. Apresentou-se como solista frente às principais orquestras brasileiras sob regência de: Eleazar de Carvalho, Diogo Pacheco, Benito Juarez, João Carlos Martins, Tulio Bellardi, Dante Anzolini, entre outros. Integrou nas Orquestras brasileiras entre elas OSESP, Jazz Sinfônica, Filarmônica de São Bernardo do Campo, Bachiana Chamber Orchestra e internacionais como Wallingford Symphony e New Britain Symphony. Foi spalla da Bachiana Filarmônica SESI-SP e regente Assistente de João Carlos Martins, na mesma instituição, entre 2009 e 2012. Em sua ainda recente carreira como regente, já esteve à frente das orquestras sinfônicas: da Universidade de São Paulo (OSUSP), de Porto Alegre (OSPA), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica de Piracicaba e Bachiana Filarmônica SESI-SP. É orientado, na parte de regência orquestral por, Christopher Zimmerman e Lanfranco Marcelletti, tendo participado em julho de 2010, do “Rose City Conducting Workshop” e, em agosto de 2011, do “aria italiana” Conducting Program em Mercatelo sul Metauro, Itália, à frente da Orquestra G. Rossini.
André Couto - Trompete
COUTO, André
Começou sua trajetória aos 10 anos de idade, na Corporação Musical Lyra de Mauá-SP. Ingressou na Universidade Livre de Música, tendo como professores Edílson Nery e Edgard Batista (Capitão). Posteriormente iniciou os estudos na Fundação das Artes em São Caetano do Sul com os professores Wagner Felix e Marcelo Lopes. Participou de importantes festivais de música pelo Brasil, como: Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival Sesc de Música- Pelotas, Festival Música nas Montanhas. Trabalhou como primeiro trompete na Banda Sinfônica de São Bernardo do Campo, Orquestra de Câmara da USP, além do grupo de metais itinerante da OSESP. Atualmente é Bacharel em trompete formado pela faculdade Mozarteum de São Paulo, orientado pelo professor Edmilson Gomes, licenciado em artes pela Faculdade Claretiano, professor no programa Guri Santa Marcelina Cultura e professor de trompete no Festival Eleazar de Carvalho. É credenciado pela Suzuki Association of the America, podendo assim exercer a prática da metodologia do ensino de metais Suzuki no Brasil.
Começou sua trajetória aos 10 anos de idade, na Corporação Musical Lyra de Mauá-SP. Ingressou na Universidade Livre de Música, tendo como professores Edílson Nery e Edgard Batista (Capitão). Posteriormente iniciou os estudos na Fundação das Artes em São Caetano do Sul com os professores Wagner Felix e Marcelo Lopes. Participou de importantes festivais de música pelo Brasil, como: Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival Sesc de Música- Pelotas, Festival Música nas Montanhas. Trabalhou como primeiro trompete na Banda Sinfônica de São Bernardo do Campo, Orquestra de Câmara da USP, além do grupo de metais itinerante da OSESP. Atualmente é Bacharel em trompete formado pela faculdade Mozarteum de São Paulo, orientado pelo professor Edmilson Gomes, licenciado em artes pela Faculdade Claretiano, professor no programa Guri Santa Marcelina Cultura e professor de trompete no Festival Eleazar de Carvalho. É credenciado pela Suzuki Association of the America, podendo assim exercer a prática da metodologia do ensino de metais Suzuki no Brasil.
Jonatas Gaudencio - Clarinete
GAUDÊNCIO, Jonatas
Graduado em Música pela UECE, Jonatas é procedente da Banda do Colégio Piamarta no naipe de clarinete. Já participou de importantes Festivais pelo Brasil como: Festival Eleazar de Carvalho, CIVEBRA, Festival SESC de música em Pelotas, Festival de Música de Gramado, Encontro Brasileiro de Clarinetistas, dentre outros. Em 2013 ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório da cidade de Briançon na França, concluíndo o curso com nota máxima dos jurados. Vencedor dos concursos: Jovens Solistas e Regentes do Festival Eleazar de Carvalho e Troféu Mansueto Barbosa. Atuou como professor de música de câmara no Festival de Ibiapaba. Atualmente integra a Banda Sinfônica de Maracanaú, Projeto Horizonte Aparente, Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno e coordena o grupo musical Ceará Nova Ensemble.
Graduado em Música pela UECE, Jonatas é procedente da Banda do Colégio Piamarta no naipe de clarinete. Já participou de importantes Festivais pelo Brasil como: Festival Eleazar de Carvalho, CIVEBRA, Festival SESC de música em Pelotas, Festival de Música de Gramado, Encontro Brasileiro de Clarinetistas, dentre outros. Em 2013 ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório da cidade de Briançon na França, concluíndo o curso com nota máxima dos jurados. Vencedor dos concursos: Jovens Solistas e Regentes do Festival Eleazar de Carvalho e Troféu Mansueto Barbosa. Atuou como professor de música de câmara no Festival de Ibiapaba. Atualmente integra a Banda Sinfônica de Maracanaú, Projeto Horizonte Aparente, Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno e coordena o grupo musical Ceará Nova Ensemble.
Gilberto Gianelli - Trombone
GIANELLI, Gilberto
Paulistano, iniciou seus estudos no Trombone com seu pai, também Trombonista, Reinaldo Gianelli no Conservatório Dramático e Musical Dr Carlos de Campos em Tatuí no ano de 1979, com supervisão paralela dos professores Gilberto Gagliardi na Escola Municipal de Música de São Paulo, posteriormente aulas particulares com Piter Cirelli, David Finlayson, Scoth A. Hartmam. Ocupou o cargo de primeiro Trombone junto a Orquestra Sinfônica Municipal desde 1983 até 2015. Graduado em Música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo/SP, onde é professor, Escola de Música do estado de São Paulo Emesp “Tom Jobim”, Escola Municipal de Musica de São Paulo e Instituto Baccarelli. Tem se dedicado intensamente ao estudo do trombone ministrando cursos e palestras em festivais de música pelo país, como Curitiba, Londrina, Ourinhos, João Pessoa, Poços de Caldas. Atualmente integra os grupos “OKYNTETO”, quinteto de metais, QUARTETO GRAVE, SLIDE ARTS.
Paulistano, iniciou seus estudos no Trombone com seu pai, também Trombonista, Reinaldo Gianelli no Conservatório Dramático e Musical Dr Carlos de Campos em Tatuí no ano de 1979, com supervisão paralela dos professores Gilberto Gagliardi na Escola Municipal de Música de São Paulo, posteriormente aulas particulares com Piter Cirelli, David Finlayson, Scoth A. Hartmam. Ocupou o cargo de primeiro Trombone junto a Orquestra Sinfônica Municipal desde 1983 até 2015. Graduado em Música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo/SP, onde é professor, Escola de Música do estado de São Paulo Emesp “Tom Jobim”, Escola Municipal de Musica de São Paulo e Instituto Baccarelli. Tem se dedicado intensamente ao estudo do trombone ministrando cursos e palestras em festivais de música pelo país, como Curitiba, Londrina, Ourinhos, João Pessoa, Poços de Caldas. Atualmente integra os grupos “OKYNTETO”, quinteto de metais, QUARTETO GRAVE, SLIDE ARTS.
Yaroslav Kargin - Viola
KARGIN, Yaroslav
Nascido na antiga União Soviética, o violista Yaroslav Kargin recebeu sua educação musical no Moscow Tchaikovsky Conservatory e posteriormente na Yale University School of Music. Atua como solista, músico de câmara e músico de orquestra, tendo gravado e se apresentado pela Rússia e países na Ásia, Europa e América do Sul. Kargin já se apresentou nos principais palcos do mundo com maestros e solistas de renome mundial, incluindo Kurt Masur, Valery Gergiev, Mstislav Rostropovich, Isaac Stern, Montserrat Caballe, Eugeny Kissin e muitos outros.Atualmente leciona viola na Sacred Heart University e membro efetivo da New Haven Symphony.
Nascido na antiga União Soviética, o violista Yaroslav Kargin recebeu sua educação musical no Moscow Tchaikovsky Conservatory e posteriormente na Yale University School of Music. Atua como solista, músico de câmara e músico de orquestra, tendo gravado e se apresentado pela Rússia e países na Ásia, Europa e América do Sul. Kargin já se apresentou nos principais palcos do mundo com maestros e solistas de renome mundial, incluindo Kurt Masur, Valery Gergiev, Mstislav Rostropovich, Isaac Stern, Montserrat Caballe, Eugeny Kissin e muitos outros.Atualmente leciona viola na Sacred Heart University e membro efetivo da New Haven Symphony.
Paulo Lenilson - Violinos
LENILSON, Paulo
Mestre em Práticas Interpretativas (violino) pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Arte e Educação com ênfase em Música pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ). Bacharel em Música com habilitação em Violino pela UFPB e Licenciatura em Música pela Faculdade Clareiano. Atuou como professor de violino na Escola de Música Anthenor Navarro, Centro de Formação de Instrumentista de Cordas SESI-CE) e professor bolsista da FUNCAP na Universidade Estadual do Ceará, professor convidado de nível superior de música da Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro, professor convidado de nível superior da Faculdade Vale do Jaguaribe. Foi professor de violino do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e Regente da Orquestra Jacques Klein. Atuou como músico violinista da Orquestra Sinfônica da Paraiba, Orquestra Sinfônica do Recife, Spalla da Orquestra Ópera Brasil (Maranhão) dentre outras. Atualmente é regente e membro da comissão artística da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, Spalla da Orquestra Contemporânea Brasileira. Professor de Violino associado ao SAA (Suzuki Association of the America. Possui também vários trabalhos como arranjador e compositor.
Mestre em Práticas Interpretativas (violino) pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Arte e Educação com ênfase em Música pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ). Bacharel em Música com habilitação em Violino pela UFPB e Licenciatura em Música pela Faculdade Clareiano. Atuou como professor de violino na Escola de Música Anthenor Navarro, Centro de Formação de Instrumentista de Cordas SESI-CE) e professor bolsista da FUNCAP na Universidade Estadual do Ceará, professor convidado de nível superior de música da Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro, professor convidado de nível superior da Faculdade Vale do Jaguaribe. Foi professor de violino do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e Regente da Orquestra Jacques Klein. Atuou como músico violinista da Orquestra Sinfônica da Paraiba, Orquestra Sinfônica do Recife, Spalla da Orquestra Ópera Brasil (Maranhão) dentre outras. Atualmente é regente e membro da comissão artística da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, Spalla da Orquestra Contemporânea Brasileira. Professor de Violino associado ao SAA (Suzuki Association of the America. Possui também vários trabalhos como arranjador e compositor.
Robson Lima - Trompa
LIMA, Robson
Iniciou sua carreira ainda criança como autodidata. Aos 11 anos ingressou na banda de música da cidade de Maranguape-CE, onde hoje é maestro. Concluíu o curso de licenciatura plena em música pela Universidade Estadual do Ceará, Robson dedica-se a música de câmara e a música sinfônica. Vencedor do Concurso Jovens Solistas e Regentes 2009. Em 2010 foi recebeu bolsa de estudos do Conservatório de Música de Briançon-França, onde obteve o CERTÍFÍCAT D´ETUDES MUSÍCALES, com os títulos de L’unanimité avec les félicitations. Atuou como solista frenteà Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e da Orquestra Sinfônica dos Alps do Sul - França e Orquestra de Câmara dos Alps – França, sob a direção de Jean- Christophe Keck. Integrou o grupo de Trompa Alpina Les Briançonneurs e o grupo de metais Alpbrass-França. Hoje é maestro da Big Band UNIFOR, trompista do quinteto Sopro Cearense e integrante do grupo Syntagma – Fortaleza- CE
Iniciou sua carreira ainda criança como autodidata. Aos 11 anos ingressou na banda de música da cidade de Maranguape-CE, onde hoje é maestro. Concluíu o curso de licenciatura plena em música pela Universidade Estadual do Ceará, Robson dedica-se a música de câmara e a música sinfônica. Vencedor do Concurso Jovens Solistas e Regentes 2009. Em 2010 foi recebeu bolsa de estudos do Conservatório de Música de Briançon-França, onde obteve o CERTÍFÍCAT D´ETUDES MUSÍCALES, com os títulos de L’unanimité avec les félicitations. Atuou como solista frenteà Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e da Orquestra Sinfônica dos Alps do Sul - França e Orquestra de Câmara dos Alps – França, sob a direção de Jean- Christophe Keck. Integrou o grupo de Trompa Alpina Les Briançonneurs e o grupo de metais Alpbrass-França. Hoje é maestro da Big Band UNIFOR, trompista do quinteto Sopro Cearense e integrante do grupo Syntagma – Fortaleza- CE
Rodrigo Moraes - Prática Coral
MORAES, Rodrigo
Bacharel em Regência pelo Instituto superior Carlos Gomes, especialista em educação musical pela CENSUPEG e Pós-graduado em Regência Coral e Orquestral. Iniciou seus estudos musicais na Banda Sinfônica União Vigiense sob a orientação do Maestro José Maria Vale. Em 2006, foi indicado pela Fundação Carlos Gomes para ser o Regente e Coordenador da Banda e coral Municipal Pedro Pacheco, em Melgaço, na Ilha do Marajó/PA. Moraes já participou de vários festivais de música, com renomados maestros como: Dario Sotelo, Monica Giardini, Roberto Farias, André Cardoso, Isaac Karabtevsky, dentre outros. Atualmente é Professor de Regência do Sesc Pará, Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Jovem Sesc Pará, professor e coordenador dos cursos de regência da R&C Moraes.
Bacharel em Regência pelo Instituto superior Carlos Gomes, especialista em educação musical pela CENSUPEG e Pós-graduado em Regência Coral e Orquestral. Iniciou seus estudos musicais na Banda Sinfônica União Vigiense sob a orientação do Maestro José Maria Vale. Em 2006, foi indicado pela Fundação Carlos Gomes para ser o Regente e Coordenador da Banda e coral Municipal Pedro Pacheco, em Melgaço, na Ilha do Marajó/PA. Moraes já participou de vários festivais de música, com renomados maestros como: Dario Sotelo, Monica Giardini, Roberto Farias, André Cardoso, Isaac Karabtevsky, dentre outros. Atualmente é Professor de Regência do Sesc Pará, Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Jovem Sesc Pará, professor e coordenador dos cursos de regência da R&C Moraes.
Italo Rafael Nogueira - Violoncelo
NOGUEIRA, Italo Rafael
Mestre em Violoncelo pela Universidade Federal da Bahia , Italo iniciou seus estudos na escola de música Maestro Eleazar de Carvalho em Iguatu-CE. ingressou no conservatório de artes integradas em Briançon-França, formando-se com nota máxima e “felicitations” do júri. Graduado pela Universidade Federal da Paraíba, sendo o primeiro lugar na láurea acadêmica. Participou de diversos festivais no Brasil e na Europa. Na música popular, contribuiu com renomados artistas: Caetano Veloso, Alceu Valença, Zé Ramalho, Lenine, entre outros. Atualmente atua como violoncelista na Orquestra Sinfônica da Bahia, na Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia, e no Quinteto da Bahia.
Mestre em Violoncelo pela Universidade Federal da Bahia , Italo iniciou seus estudos na escola de música Maestro Eleazar de Carvalho em Iguatu-CE. ingressou no conservatório de artes integradas em Briançon-França, formando-se com nota máxima e “felicitations” do júri. Graduado pela Universidade Federal da Paraíba, sendo o primeiro lugar na láurea acadêmica. Participou de diversos festivais no Brasil e na Europa. Na música popular, contribuiu com renomados artistas: Caetano Veloso, Alceu Valença, Zé Ramalho, Lenine, entre outros. Atualmente atua como violoncelista na Orquestra Sinfônica da Bahia, na Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia, e no Quinteto da Bahia.
Marcelo Okay - Canto e Técnica Vocal
OKAY, Marcelo
Natural de São Paulo, estudou piano com Yolanda Barsotti, Cláudio de Brito, Gilberto Tinetti, Sonia Muniz e Carmen Graf, concluindo o Bacharelado em piano pela Universidade de São Paulo.Teve a honra de executar o Concerto n. 3 de Beethoven e o Concerto para dois pianos de Poulenc, sob a regência do Maestro Eleazar de Carvalho, acompanhado da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Sinfônica do Estado de São Paulo, respectivamente. Após um acidente, mudou de direção, formando-se em “Lied und Oratorium” e mestrado em canto, onde estudou com Hannelore Feigl, Hilda de Groote, Sona Ghazarian und Daniela Egg. Atualmente leciona no Conservatório Franz Schubert, o mais antigo de Viena. Participa do Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, desde a sua primeira edição, como professor de canto e técnica vocal.
Natural de São Paulo, estudou piano com Yolanda Barsotti, Cláudio de Brito, Gilberto Tinetti, Sonia Muniz e Carmen Graf, concluindo o Bacharelado em piano pela Universidade de São Paulo.Teve a honra de executar o Concerto n. 3 de Beethoven e o Concerto para dois pianos de Poulenc, sob a regência do Maestro Eleazar de Carvalho, acompanhado da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Sinfônica do Estado de São Paulo, respectivamente. Após um acidente, mudou de direção, formando-se em “Lied und Oratorium” e mestrado em canto, onde estudou com Hannelore Feigl, Hilda de Groote, Sona Ghazarian und Daniela Egg. Atualmente leciona no Conservatório Franz Schubert, o mais antigo de Viena. Participa do Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, desde a sua primeira edição, como professor de canto e técnica vocal.
Diego Paixao - Violoncelo
PAIXÃO, Diego
Mestre em Música pela UFRN, sob orientação de Fabio Presgrave. Na Alemanha, foi aluno de Martin Ostertag, na Hochschule für Musik Karlsruhe. Na França estudou no Conservatório de L'Hay les Roses e na École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot. Em ambas as instituições francesas, formou-se com distinção. Vencedor do Concurso Thomaz Babini Art-Invest. Participou de masterclasses com renomados violoncelistas.Exerce intensa atividade camerística e como solista, esteve à frente de grupos como Orquestra Acadêmica do Mozarteum Brasileiro, Filarmônica UFRN, Sinfônica do Rio Grande do Norte, Parnamirim Jazz Sinfônica e Camerata Potiguar, tocando em importantes salas de concerto, como Sala São Paulo, Salle Cortot e Teatro L’Occitane. Ministrou masterclasses na Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Pará e Instituto Baccareli. Foi professor de violoncelo e contrabaixo da Universidade Federal do Ceará.
Mestre em Música pela UFRN, sob orientação de Fabio Presgrave. Na Alemanha, foi aluno de Martin Ostertag, na Hochschule für Musik Karlsruhe. Na França estudou no Conservatório de L'Hay les Roses e na École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot. Em ambas as instituições francesas, formou-se com distinção. Vencedor do Concurso Thomaz Babini Art-Invest. Participou de masterclasses com renomados violoncelistas.Exerce intensa atividade camerística e como solista, esteve à frente de grupos como Orquestra Acadêmica do Mozarteum Brasileiro, Filarmônica UFRN, Sinfônica do Rio Grande do Norte, Parnamirim Jazz Sinfônica e Camerata Potiguar, tocando em importantes salas de concerto, como Sala São Paulo, Salle Cortot e Teatro L’Occitane. Ministrou masterclasses na Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Pará e Instituto Baccareli. Foi professor de violoncelo e contrabaixo da Universidade Federal do Ceará.
João Luiz Rezende - Violão Clássico
REZENDE, João Luiz
Duas vezes indicado ao Grammy Latino, o educador e compositor João Luiz iniciou sua carreira ainda na infância tocando música popular em seu país natal, Brasil. Mais tarde começou a estudar violão clássico sob a orientação de seu mentor Henrique Pinto. Doutor pela em Manhattan Escola de Música e mestre pelo Mannes College. Vencedor do Concert Artists Guild Competition como membro do aclamado Guitar Duo. João tem se apresentado extensivamente nos Estados Unidos, Ásia, Europa e América Latina. Como intérprete e compositor, João sente-se igualmente em casa com música clássica, música brasileira e mundial. Como solista, música de câmara e repertório de concerto, abrange todas as principais obras da literatura do vilão. A sua versatilidade levou-o a ser escolhido para colaborar com Yo-Yo Ma e Carlos Prieto em um projeto para comemorar o 75º aniversário do compositor cubano Leo Brouwer em um concerto histórico em Cuba em 2014. Seus arranjos e composições foram gravados e tocados por artistas renomados mundialmente como: Marina Piccinini, Fábio Zanon, Quaternaglia, Olson/De Cari Duo, Danilo Brito, entre outros. Suas composições tiveram estreia de importantes orquestras como Orlando Orquestra Filarmônica e pelos Solistas de Câmara de São Paulo. Em sua discografia, gravou mais de quinze CDs. Pela Zoho Records, João lançou em 2022 “Da Espanha para São Paulo” com obras para violão espanhol. Integra o Trio Virado com a flautista Amy Porter e o violista Jaime Amador. Atualmente João é diretor de música de câmara no CUNY Hunter College e também ensina violão no Stony Brook University e Mannes College.
Duas vezes indicado ao Grammy Latino, o educador e compositor João Luiz iniciou sua carreira ainda na infância tocando música popular em seu país natal, Brasil. Mais tarde começou a estudar violão clássico sob a orientação de seu mentor Henrique Pinto. Doutor pela em Manhattan Escola de Música e mestre pelo Mannes College. Vencedor do Concert Artists Guild Competition como membro do aclamado Guitar Duo. João tem se apresentado extensivamente nos Estados Unidos, Ásia, Europa e América Latina. Como intérprete e compositor, João sente-se igualmente em casa com música clássica, música brasileira e mundial. Como solista, música de câmara e repertório de concerto, abrange todas as principais obras da literatura do vilão. A sua versatilidade levou-o a ser escolhido para colaborar com Yo-Yo Ma e Carlos Prieto em um projeto para comemorar o 75º aniversário do compositor cubano Leo Brouwer em um concerto histórico em Cuba em 2014. Seus arranjos e composições foram gravados e tocados por artistas renomados mundialmente como: Marina Piccinini, Fábio Zanon, Quaternaglia, Olson/De Cari Duo, Danilo Brito, entre outros. Suas composições tiveram estreia de importantes orquestras como Orlando Orquestra Filarmônica e pelos Solistas de Câmara de São Paulo. Em sua discografia, gravou mais de quinze CDs. Pela Zoho Records, João lançou em 2022 “Da Espanha para São Paulo” com obras para violão espanhol. Integra o Trio Virado com a flautista Amy Porter e o violista Jaime Amador. Atualmente João é diretor de música de câmara no CUNY Hunter College e também ensina violão no Stony Brook University e Mannes College.
Paul Rutman - Piano
RUTMAN, Paul
Paul Rutman apresentou-se nas salas de concerto mais importantes do meio artístico tais como Carnigie Hall, Orchestra Hall em Chicago, Los Angeles Ambassador Auditorium, The Great Hall em Moscou, Theatre vdes Champs Elysées em Paris, Palais dês Beaux Arts em Bruxelas, Concert Gebauw na Holanda assim como solistas de importantes orquestras. Entre elas Orquestra de Moscou, St. Petersburg, Amsterdan, Paris O.R.T.F., Filarmônica de Bruxelas sob a regência de Nikolaievich Rajdestvensky, Mariss Janssons, Lorin Maazel, Eugen Ormandy, Evgeny Svetlanov, Eleazar de Carvalho, Theodor Gushelbauer entre outros. Rutman é premiado no importante Concurso Tchaikovsky em Moscou e no Concurso Margherite Long em Paris. Após seu recital no Carnegie Hall a crítica especializada escreveu: “Rutman é um pianista recriador excepcional cuja artisticidade é comparável com Wladmir Horowitz.”. Como bolsista Fullbright estudou dois anos em Paris, e ao retornar aos Estados Unidos, doutorou-se em piano pela Juilliard Schooll, sendo o primeiro doutoramento no instrumento, conferido por esta prestigiada Escola. Rutman é professor de piano na Hartt Scholl of Music na Universidade de Hartford.
Paul Rutman apresentou-se nas salas de concerto mais importantes do meio artístico tais como Carnigie Hall, Orchestra Hall em Chicago, Los Angeles Ambassador Auditorium, The Great Hall em Moscou, Theatre vdes Champs Elysées em Paris, Palais dês Beaux Arts em Bruxelas, Concert Gebauw na Holanda assim como solistas de importantes orquestras. Entre elas Orquestra de Moscou, St. Petersburg, Amsterdan, Paris O.R.T.F., Filarmônica de Bruxelas sob a regência de Nikolaievich Rajdestvensky, Mariss Janssons, Lorin Maazel, Eugen Ormandy, Evgeny Svetlanov, Eleazar de Carvalho, Theodor Gushelbauer entre outros. Rutman é premiado no importante Concurso Tchaikovsky em Moscou e no Concurso Margherite Long em Paris. Após seu recital no Carnegie Hall a crítica especializada escreveu: “Rutman é um pianista recriador excepcional cuja artisticidade é comparável com Wladmir Horowitz.”. Como bolsista Fullbright estudou dois anos em Paris, e ao retornar aos Estados Unidos, doutorou-se em piano pela Juilliard Schooll, sendo o primeiro doutoramento no instrumento, conferido por esta prestigiada Escola. Rutman é professor de piano na Hartt Scholl of Music na Universidade de Hartford.
Alexandre Sousa - Flauta
SOUSA, Alexandre
Bacharel em música pela Universidade Estadual do Ceará e cursou mestrado em música na Universidade Federal da Bahia. Descende da tradicional escola francesa de flauta e um grande defensor da metodologia do Prof. Dr. Lucas Robatto. Durante o percurso acadêmico na UECE fez intercambio para estudar com Allain Daboncourt, Conservatoire du Briançonnais na França. Em continuidade aos seus estudos foi para Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines e para o Conservatoire de Versailles, onde estudou a flauta moderna e o traverso barroco. Participou da Orchestre de Flûtes Traversières sob a direção de Pierre Yves-Artaud, se apresentando diversas vezes na França e Alemanha. Foi aluno de Heriberto Porto, Adeline Stervinou, Alain Daboncourt, Christel Rayneau, François Lazarevitch e Lucas Robatto. É altamente comprometido com seus afazeres, dos quais foi reconhecido por meio de prêmios, em destaque: 1a lugar no concurso Troféu Jovens Solistas Mansueto Barbosa, bolsa para estudar em Briançon, bolsa para o Festival Orford Musique, no Canadá, Residência artística no VIII Festival Internacional de Gramado-RS, 2022 com o Quinteto Alberto Nepomuceno.
Bacharel em música pela Universidade Estadual do Ceará e cursou mestrado em música na Universidade Federal da Bahia. Descende da tradicional escola francesa de flauta e um grande defensor da metodologia do Prof. Dr. Lucas Robatto. Durante o percurso acadêmico na UECE fez intercambio para estudar com Allain Daboncourt, Conservatoire du Briançonnais na França. Em continuidade aos seus estudos foi para Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines e para o Conservatoire de Versailles, onde estudou a flauta moderna e o traverso barroco. Participou da Orchestre de Flûtes Traversières sob a direção de Pierre Yves-Artaud, se apresentando diversas vezes na França e Alemanha. Foi aluno de Heriberto Porto, Adeline Stervinou, Alain Daboncourt, Christel Rayneau, François Lazarevitch e Lucas Robatto. É altamente comprometido com seus afazeres, dos quais foi reconhecido por meio de prêmios, em destaque: 1a lugar no concurso Troféu Jovens Solistas Mansueto Barbosa, bolsa para estudar em Briançon, bolsa para o Festival Orford Musique, no Canadá, Residência artística no VIII Festival Internacional de Gramado-RS, 2022 com o Quinteto Alberto Nepomuceno.
Francisco Daniel Vasconcelos - Contrabaixo
VASCONCELOS, Francisco Daniel
Iniciou seus estudos de Contrabaixo em 1999 no Projeto Estadual Escola Viva Com o Professor Eilton Mendes. Graduou-se em interpretação musical se especializando em contrabaixo acústico no Conservatório Superior de Música de Aragon - Espanha, com os Maestros Xavier Sapiña (Espanha), Mirella Vedeva (Itália) e Héctor Sapiña (España). Vencedor do Concurso Jovens Solistas e Regnets do Festival Eleazar de Carvalho. Atuou como professor da Escola de Música Eleazar de Carvalho em Iguatú. Francisco foi chefe de naipe de contrabaixo na Orquestra Sinfônica da Bahia. Participou ativamente no intercâmbio ERASMUS Intensive Programme (Música Contemporânea) no Concervatoire à Royonnement Régional in Boulogne-Billancourt, France. Recebeu bolsa de intercambio (ERASMUS) para o Conservatório pela Universidade Federal do Ceará.
Iniciou seus estudos de Contrabaixo em 1999 no Projeto Estadual Escola Viva Com o Professor Eilton Mendes. Graduou-se em interpretação musical se especializando em contrabaixo acústico no Conservatório Superior de Música de Aragon - Espanha, com os Maestros Xavier Sapiña (Espanha), Mirella Vedeva (Itália) e Héctor Sapiña (España). Vencedor do Concurso Jovens Solistas e Regnets do Festival Eleazar de Carvalho. Atuou como professor da Escola de Música Eleazar de Carvalho em Iguatú. Francisco foi chefe de naipe de contrabaixo na Orquestra Sinfônica da Bahia. Participou ativamente no intercâmbio ERASMUS Intensive Programme (Música Contemporânea) no Concervatoire à Royonnement Régional in Boulogne-Billancourt, France. Recebeu bolsa de intercambio (ERASMUS) para o Conservatório pela Universidade Federal do Ceará.
Claudia Oliveira - Percussão
OLIVEIRA, Claudia
Natural de Belém do Pará. Bacharel em performance/percussão na Universidade Estadual Paulista e o grau de estudos avançados em percussão no Centro Nacional de las Artes (CNA) / México. Foi Diretora Artística e Professora de percussão na Fundação Carlos Gomes e Universidade Estadual do Pará. Cláudia atuou por seis anos como Percussionista Titular do Quarteto Tambuco (México). Estreou obras de compositores brasileiros e latinos americanos, incluindo obras encomendadas ou dedicadas a ela. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais em destaque: 1º prêmio no I Concurso Internacional “Jovens Solistas” da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, 1º prêmio do Concurso “Música Criativa” em Londrina, entre outros. Como recitalista e solista Cláudia tem se apresentado em diversas orquestras pelo Brasil e no exterior com grande reconhecimento. Entre suas participações de gravações em CDs, destaca-se: “Novo” (álbum do Quarteto Kronos), que foi indicado ao prêmio Grammy Latino de 2003 de “Melhor Álbum Clássico” e ao prêmio Grammy de 2003 de “Melhor Álbum Crossover Clássico”. Desde 2011, Oliveira faz parte da Academia Paraense de Música, onde ocupa a cadeira nº 13, sendo a primeira percussionista a obter este título no Brasil. É professora de percussão no Guri Santa Marcelina Cultura , onde desenvolve um trabalho com inclusão social musical, além de pesquisas sobre diferentes instrumentos de percussão no mundo.
Natural de Belém do Pará. Bacharel em performance/percussão na Universidade Estadual Paulista e o grau de estudos avançados em percussão no Centro Nacional de las Artes (CNA) / México. Foi Diretora Artística e Professora de percussão na Fundação Carlos Gomes e Universidade Estadual do Pará. Cláudia atuou por seis anos como Percussionista Titular do Quarteto Tambuco (México). Estreou obras de compositores brasileiros e latinos americanos, incluindo obras encomendadas ou dedicadas a ela. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais em destaque: 1º prêmio no I Concurso Internacional “Jovens Solistas” da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, 1º prêmio do Concurso “Música Criativa” em Londrina, entre outros. Como recitalista e solista Cláudia tem se apresentado em diversas orquestras pelo Brasil e no exterior com grande reconhecimento. Entre suas participações de gravações em CDs, destaca-se: “Novo” (álbum do Quarteto Kronos), que foi indicado ao prêmio Grammy Latino de 2003 de “Melhor Álbum Clássico” e ao prêmio Grammy de 2003 de “Melhor Álbum Crossover Clássico”. Desde 2011, Oliveira faz parte da Academia Paraense de Música, onde ocupa a cadeira nº 13, sendo a primeira percussionista a obter este título no Brasil. É professora de percussão no Guri Santa Marcelina Cultura , onde desenvolve um trabalho com inclusão social musical, além de pesquisas sobre diferentes instrumentos de percussão no mundo.
Liu Man Yin - Violinos
YIN, Liu Man
Liu Man Ying, Doutora em Música ECA – USP, Pós-graduada com Especialização em Psicomotricidade pela UNIFOR, Mestre em Musicologia pela ECA – USP, Bacharel em Instrumento Violino pela Universidade de São Paulo. No campo pedagógico foi professora de violino da Universidade Livre de Música, Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, do Instituto Baccarelli e do Projeto Guri . Atuou como Diretora Educacional do Projeto Guri, coordenadora pedagógica do Projeto ACorda Toda da UNESP, coordenadora do Projeto Música na Comunidade da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos . Foi professora de música da Faculdade Paulista de Artes, professora de violino da Faculdade Santa Marcelina . Atuou como violinista da Orquestra Jazz Sinfônica. Atualmente é professora Adjunta de violino e viola do Instituto de Cultura e Artes da UFC, vice coordenadora do curso de Música da UFC e coordenadora de vários projetos de extensão. É membro fundador e parte da diretoria do Encontro de Cordas Flausino Valle.
Liu Man Ying, Doutora em Música ECA – USP, Pós-graduada com Especialização em Psicomotricidade pela UNIFOR, Mestre em Musicologia pela ECA – USP, Bacharel em Instrumento Violino pela Universidade de São Paulo. No campo pedagógico foi professora de violino da Universidade Livre de Música, Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, do Instituto Baccarelli e do Projeto Guri . Atuou como Diretora Educacional do Projeto Guri, coordenadora pedagógica do Projeto ACorda Toda da UNESP, coordenadora do Projeto Música na Comunidade da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos . Foi professora de música da Faculdade Paulista de Artes, professora de violino da Faculdade Santa Marcelina . Atuou como violinista da Orquestra Jazz Sinfônica. Atualmente é professora Adjunta de violino e viola do Instituto de Cultura e Artes da UFC, vice coordenadora do curso de Música da UFC e coordenadora de vários projetos de extensão. É membro fundador e parte da diretoria do Encontro de Cordas Flausino Valle.
Rodrigo Vitta - Maestro
VITTA, Rodrigo
É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Bacharel em Composição pela FMU/FIAMFAAM. Atualmente é professor da Graduação e Pós-graduação na Universidade FMU/FIAMFAAM; professor da Pós-graduação pelo IBFE e fundador da Escola online de Arte e Música STUDIO VITTA. Vitta também é maestro do Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza-CE e da Semana Eleazar de Carvalho em São Paulo, além da Cia de Ópera Itinerante e Orquestra FMU. Em composição foi premiado em vários concursos, em destaque: Concurso TINTA FRESCA , Concurso Nacional de Composição Claudio Santoro, dentre outros. Suas músicas já foram gravadas pela Orquestra Sinfônica do Recife-PE, Quarteto de violões Quaternaglia e Quarteto de violões Toccata, Grupo AUM, Quarteto Novas Tendências e atualmente seus prelúdios para piano solo “BRAZILIAN FRUITS – Frutas Brasileiras”, foram gravados pela pianista russa Olga Kopylova na gravadora Azul Music.
É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Bacharel em Composição pela FMU/FIAMFAAM. Atualmente é professor da Graduação e Pós-graduação na Universidade FMU/FIAMFAAM; professor da Pós-graduação pelo IBFE e fundador da Escola online de Arte e Música STUDIO VITTA. Vitta também é maestro do Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza-CE e da Semana Eleazar de Carvalho em São Paulo, além da Cia de Ópera Itinerante e Orquestra FMU. Em composição foi premiado em vários concursos, em destaque: Concurso TINTA FRESCA , Concurso Nacional de Composição Claudio Santoro, dentre outros. Suas músicas já foram gravadas pela Orquestra Sinfônica do Recife-PE, Quarteto de violões Quaternaglia e Quarteto de violões Toccata, Grupo AUM, Quarteto Novas Tendências e atualmente seus prelúdios para piano solo “BRAZILIAN FRUITS – Frutas Brasileiras”, foram gravados pela pianista russa Olga Kopylova na gravadora Azul Music.
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